
Vânia V. Cardoso
Perfil
Sobre
- VÂNIA VINHAS CARDOSO, natural de Varginha (MG), é musicista, pianista, cantora, compositora, poetisa, escritora, palestrante, educadora, professora de Língua e Cultura Italiana, de Música e História das Artes.
- Graduação: Pedagogia e Orientação Educacional (Varginha,1977); Música e Piano Erudito (Rio de Janeiro,1984).
- Pós-graduação: Psicopedagogia Institucional e Clínica, Metodologia do Ensino de Artes, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras, Música e Cognição.
- Formação:Técnica e Expressão Vocal, Canto Lírico, Interpretação Cênica, Filosofia, Psicanálise, Musicoterapia e Arteterapia.
- Cultiva o estudo e a tradução de línguas estrangeiras: Italiano, Inglês, Francês, Alemão e Espanhol.
- Foi professora no Ensino Médio e Universitário, em Varginha (MG).
- Desde os 9 anos de idade, escreve poesia e textos literários e, há anos, escreve poemas também em língua italiana, tendo já publicado em coletâneas literárias, revistas e jornais. Já integrou o corpo de jurados em concursos literários e musicais.
- Em 2000, produziu e gravou o CD “Rinascere”, com suas composições em língua italiana, algumas delas em parceria com o italiano Claudio Fontanari. Outros discos gravados: "Noite de Luz" (canções de Natal) e "Wonderful Songs".
- Roteirista e Diretora Musical, produziu e atuou seus espetáculos lítero-musicais: "Rinascere", "Canto pela Vida", "Brasilitalia: una Storia d'Amore", este último apresentado, em 2010, na Festa Comemorativa da República Italiana, a convite da ACIBRA (Associação Cultural Itália-Brasil) e do Consulado Italiano, em Belo Horizonte (MG).
- É idealizadora e co-fundadora do Circolo Italo-Brasiliano “Leonardo da Vinci” de Varginha.
- Foi representante da classe artística no Conselho Deliberativo da Fundação Cultural do Município de Varginha.
- Seus hobbies: tapeçaria, pintura decorativa em madeira, desenho artístico, mandalas, pintura em aquarela e acrílico. Além do piano, dedica-se ao estudo do violino, violão clássico, teclado eletrônico, flauta doce e ukulele.
- É filiada à Ordem dos Músicos do Brasil e ao Núcleo Sul Mineiro da Associação Brasileira de Psicopedagogia.
- Vegetariana, por filosofia de vida, amor e respeito às aves e animais, é filiada à Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).
- Desde 2003, ocupa a Cadeira Nº 18 da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC), entidade na qual sempre exerceu cargos na Diretoria e, também, foi Presidente durante o Jubileu de Ouro, em 2010.
- Em agosto de 2020, por indicação de José Maria de J. R. Silva, então Presidente da Região Sudeste, passou a integrar a CAPPAZ (Confraria Artistas e Poetas pela Paz), como Membro Efetivo.