top of page
01 pagina Dinalva.jpg
WhatsApp Image 2023-07-20 at 09.18.42.jpeg

Dinalva Macêdo
 

Sobre

Pós-doutoranda no Programa do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Artes, Humanidades e Letras, Campus de Cachoeira. Linha de Pesquisa: Ensino de História, Educação Inter-Étnica e Movimentos Sociais. Supervisora: Profa. Dra. Rita de Cássia Dias Pereira de Jesus e co-supervisão do professor Doutor Claudio Orlando Costa do Nascimento. Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2015). Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental pela Universidade do Estado da Bahia (2000). Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1997). Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1995). É professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Pesquisadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire - NEPE - UNEB Campus XII, vinculada à linha de Pesquisa Currículo e formação docente, da qual é coordenadora. Foi coordenadora da Rede Uneb 2000 dos municípios de Coribe e Jaborandi - Ba (2002-2006) Foi coordenadora do Colegiado do Curso de Pedagogia do Campus XII (nas gestões 2009-2011 e 2017-2019). É professora Permanente do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), desde 2017, vinculada à linha 2 de pesquisa, Currículo, Práticas Educativas e Diferença. É representante Departamental da Aduneb do campus XII de Guanambi. Membro do Comitê Institucional de Iniciação Científica da Uneb, na área de Ciências Humanas. Tem experiência em Educação com ênfase em Currículo, Didática, Pesquisa e Prática Pedagógica, Metodologia da Alfabetização, Avaliação, Educação e Cultura afro-¬Brasileira, História e Cultura Afro¬-Brasileira e Indígena. Coordenadora do Grupo de Estudos Educação e Relações Étnico-Raciais: saberes e práticas afro-brasileiras e quilombolas do Território de Identidade do Sertão Produtivo. Professora Pesquisadora do Núcleo de Estudo Pesquisa e Extensão Paulo Freire (NEPE), vinculada à linha de pesquisa Currículo, Diversidade e Formação Docente. É membro do Grupo de Pesquisa Educação e Diversidade da UNEB/PPGEDUC. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É parecerista AD hoc do GT21/ANPED, Educação e Relações Étnico-raciais. Tem livro produzido, livros organizados e vários capítulos de livros e periódicos científicos. Discute os seguintes temas: currículo, diversidade cultural, interculturalidade crítica, decolonialidade, ecologia de saberes, diferença, descolonização, quilombos, racismo, identidade étnico-racial, práticas educativas, educação das relações étnico-raciais, políticas de ações afirmativas, educação escolar quilombola e formação docente.


 

bottom of page