top of page
São Francisco do Sul.jpg
iratanfoto (1).jpg

Iratan Martins Curvello

Sobre

Nasceu em 16 de outubro de 1960 no município de São Francisco do Sul/SC. Filho de João Demétrio Curvello e Alaíde Izauro Curvello. É viúvo e pai de 04 (quatro) filhos, Willians, Flávia, Gabrielly e Isabelle e avô de Kayla e Cecília.

 

A partir de 24 de setembro de 1984 fixou residência em São José/SC em virtude de sua admissão como empregado público federal junto a antiga Companhia Brasileira de Alimentos – COBAL hoje nominada de Companhia Nacional de Abastecimento-CONAB, atualmente residindo em São José a 35 anos. É aposentado como empregado público federal pela Companhia Nacional de Abastecimento-CONAB, onde exerceu funções na área contábil, fiscal tributária e administrativa e foi um dos fundadores, roteirista e compôs o elenco do Grupo Teatral CONART constituído junto a empresa e que nasceu com o intuíto de socializar o grupo funcional, dedicando-se desde então, a fomentar a cultura no estado de Santa Catarina.

 

Atuou como diretor executivo, roteirista e compôs o elenco de poetas do “Espetáculo Lítero-Musical Cruz e Sousa Canto e Poesia” que foi apresentado no Teatro Álvaro de Carvalho - TAC em Florianópolis-SC nos anos de 2017 e 2018, declamando poesias de sua autoria, em homenagem ao poeta desterrense “João da Cruz e Sousa”. Já recebeu em dezembro/2014 o troféu de honra ao mérito do Grupo de Poetas Livres, por ocasião de sua participação no 10º concurso “Alzemiro Vieira” onde concorreu com a poesia “Ecos de Saudades. Participou em 17/03/2018 em São Paulo/SP, do 1º Concurso “Luiz Gama” Poesias realizado pelo Instituto João Cândido – Centro Cultural do Negro, onde declamou a poesia de sua lavra intitulada “Alma de Negro” . Participou do Concurso Nacional Novos Poetas da Vivara Editora Nacional – Sarau Brasil 2018 – Concurso Nacional Novos Poetas com a poesia “Vivente” onde foi classificado entre 2.614 poesias participantes, para estar na edição que conta apenas anualmente com 250 poesias selecionadas a nível nacional. Desenvolve um trabalho social voluntário como Instrutor Cultural junto ao Projeto Rolando a Bola, onde ministra aulas de Cidadania e Civismo e uma Oficina de Leitura e Iniciação à Construção Poética, direcionada a crianças de 08 à 16 anos de idade, junto a Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Artur Mariano e Picadas do Sul - AMOCHAMP localizada no bairro Forquilhinhas em São José/SC. Em 27 de outubro de 2018 lançou sua primeira obra literária intitulada “Olhar Negro” tendo como tema central a História do Negro no Solo Brasileiro, dando ênfase aos mais de 350 anos da escravidão, abordando com profundidade as mazelas que ainda assolam a raça negra. Em 09 de novembro de 2018 assumiu como membro da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina-ALBSC Seccional de Florianópolis, tomando assento na cadeira nº 30 tendo como patrono o imortal escritor Josefense Alzemiro Lídio Vieira, exercendo desde então a função de Mestre de Cerimonias daquela instituição.

 

Em 27 de março de 2019 é admitido no Grupo de Poetas Livres-GPL de Florianópolis. Em 13 de julho de 2019 é empossado como Membro Imortal Internacional da Federação Brasileira das Academias de Ciências, Letras e Artes - FEBACLA com sede em Niterói-RJ, sendo empossado na cadeira nº 10, cujo patrono é o pintor Espanhol Salvador Dalí. Ingressou como Membro Internacional da Association Cultive Internacional Culturel d’Art Littérature et Solidarité com sede em Genebra-Suíça, sendo empossado em cerimônia realizada em 13 de setembro de 2019 realizada no Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina – IHGSC em Florianópolis-SC, onde passou a desempenhar a função de correspondente da revista cultive para o estado de Santa Catarina, que é editada mensalmente pela entidade. Atualmente, está com uma obra no prelo para ser lançada, onde faz uma homenagem ao grande cidadão e poeta josefense “Alzemiro Lídio Vieira” falecido em 27 de outubro de 2013, ao qual intitulou “Nos Passos de Alzemiro” por ter o autor, se espelhado nele como um de seus mestres no campo literário. Iratan Martins Curvello é escritor, poeta, intérprete, Colunista Cultural do Jornal Fique Esperto e um fomentador da cultura e aos 59 anos de idade está cursando a 10ª fase do Curso de Direito da Faculdade Anhanguera em Picadas do Sul-São José, prestes a se tornar, também, um advogado.

 

Afilhado de Roseli Farias

Confrade Efetivo.

 

 

Meu Mestre

Iratan Martins Curvello

 

Não me importo que me chamem de louco

Por seguir teus passos neste mundo neutro

Meu eterno caminhar é seguir-te meu mestre

Querendo me encontrar com teus lindos versos

 

E abrir todas as portas do infinito

Como o arauto de um novo tempo

Onde ainda eu possa ouvir teu canto

Ecoando uma cantilena sem pranto

 

E pintar um novo mundo com sentimentos

Com as mesmas cores que usaste em vida

Quando tudo aqui tinha o teu belo sorriso

E o teu jeito simples de tratar os amigos

 

E como um louco sigo eu tão somente

Não sabendo onde esse destino vai dar

Mas tenho certeza que ele não é o fim

Mas, uma longa estrada, para eu caminhar

 

E neste mesmo palco da vida

Que um dia abriste teus braços

Possa eu encontrar um outro gesto

Para te dizer, muito obrigado meu mestre.

Direitos autorais do website www.cappazconfraria.com.br,

integralmente, reservados à Confraria Artistas e Poetas pela Paz-CAPPAZ

bottom of page